Uma tragédia anunciada: José Medeiros e a fotorreportagem: “As metralhadoras votam em Alagoas”, O Cruzeiro, 1957

Autores

  • Marcelo Eduardo Leite Universidade Federal do Cariri

Palavras-chave:

José Medeiros, O Cruzeiro, Fotojornalismo Brasileiro

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir alguns aspectos da fotorreportagem “As metralhadoras votam em Alagoas”, publicada na revista O Cruzeiro, no ano de 1957. Com fotografia e texto feitos por José Medeiros, um dos mais importantes fotojornalistas de nosso país. A mesma nos oferece uma interessante narrativa que conduz uma complexa sessão na Câmara de Deputados de Alagoas, ocasião na qual vemos um trágico fim, com vários feridos e um morto, resultado da disputa entre grupos políticos rivais e suas lutas pelo poder. Tal análise contribui também para uma melhor aproximação com uma importante etapa do fotojornalismo brasileiro, com a revista O Cruzeiro.

Biografia do Autor

Marcelo Eduardo Leite, Universidade Federal do Cariri

Professor Adjunto de Fotografia e Fotojornalismo na Universidade Federal do Cariri, Ceará. Doutor em Multimeios pela UNICAMP, mestre em Sociologia pela UNESP. 

Downloads

Publicado

2014-02-04

Como Citar

Leite, M. E. (2014). Uma tragédia anunciada: José Medeiros e a fotorreportagem: “As metralhadoras votam em Alagoas”, O Cruzeiro, 1957. Conexão - Comunicação E Cultura, 12(24). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2456