América: a anti-utopia da imigração italiana
Palavras-chave:
imaginário social, identidade cultural, imigração italiana, literatura, históriaResumo
Com base na teoria do imaginário social, este artigo discute aspectos da identidade cultural do imigrante italiano nos romances A Cocanha e O Quatrilho, de José Clemente Pozenato. Inicialmente, analisa imagens referentes ao mito da Cocanha que orientaram as expectativas das personagens sobre o Brasil; num segundo momento, verifica em que medida essas projeções se concretizaram na nova terra; por último, examina o processo de adaptação ao novo contexto, bem como de reconstrução da identidade cultural. Nesse sentido, a análise promove o diálogo entre os estudos literários e historiográficos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).