Haroldo e as galáxias: um caso concreto de barroco
Palavras-chave:
Barroco, temas, Haroldo de Campos, Gregório de Matos, Padre Antônio VieiraResumo
O artigo investiga a relação entre a obra Galáxias, de Haroldo de Campos, originalmente publicada em 1984, e as manifestações barrocas do século XIX, principalmente nas vozes do poeta baiano Gregório de Matos (1623?-1695?) e do Padre jesuíta Antônio Vieira. Em Galáxias observam-se aspectos da produção barroca, como o verbo agudo, o pensamento fino e a construção estilizada. Em Campos os temas são pontuais: religião, temporalidade, agoridade, cotidiano, dualidade, alegoria, também encontrados no Barroco. Diante disso, pretende-se afirmar que Galáxias é, mais do que um poema contemporâneo, um diálogo com outras literaturas e outras artes, fazendo uso, para tanto, da “linguagem fanomelopaica”, segundo entendia Ezra Pound.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).