Jornalismo como ferramenta de marketing: percepção dos receptores da comunicação em uma instituição de ensino superior (IES)

Autores

  • Carolina Freddo Fleck
  • Daniele Bilenghi Leiza
  • Marlon Dalmoro

Palavras-chave:

marketing e comunicação, jornalismo, instituição de Ensino Superior

Resumo

O estudo realizado teve como objetivo analisar a importância do jornalismo como ferramenta de marketing e a sua utilização no Centro Universitário Univates. Por meio de pesquisa descritiva com uma amostra não probabilística de 124 alunos de graduação da própria instituição, selecionados por conveniência, constatou-se a importância da disseminação das informações. Foram analisadas as três publicações desenvolvidas pelo Setor de Marketing e Comunicação. Entre essas publicações, percebeu-se que o jornal da Univates, destinado aos diversos públicos da IES, é o mais conhecido e lido pelos respondentes. A distribuição foi apontada como o aspecto que deve ser aprimorado para estimular a leitura dos jornais produzidos. O Setor de Marketing e Comunicação, responsável pela confecção dos jornais, atende às orientações de comunicação integrada, interagindo entre diversas áreas dessa ciência. O jornalismo é utilizado como forma de divulgação das atividades, e os jornais são produzidos para propagar ações. No entanto, a atividade de assessoria de imprensa não tem uma função estratégica de marketing clara e planejada.

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Como Citar

Fleck, C. F., Leiza, D. B., & Dalmoro, M. (2008). Jornalismo como ferramenta de marketing: percepção dos receptores da comunicação em uma instituição de ensino superior (IES). Conexão - Comunicação E Cultura, 6(12). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/180

Edição

Seção

Conexão - Artigos