Jornalismo como ferramenta de marketing: percepção dos receptores da comunicação em uma instituição de ensino superior (IES)
Palavras-chave:
marketing e comunicação, jornalismo, instituição de Ensino SuperiorResumo
O estudo realizado teve como objetivo analisar a importância do jornalismo como ferramenta de marketing e a sua utilização no Centro Universitário Univates. Por meio de pesquisa descritiva com uma amostra não probabilística de 124 alunos de graduação da própria instituição, selecionados por conveniência, constatou-se a importância da disseminação das informações. Foram analisadas as três publicações desenvolvidas pelo Setor de Marketing e Comunicação. Entre essas publicações, percebeu-se que o jornal da Univates, destinado aos diversos públicos da IES, é o mais conhecido e lido pelos respondentes. A distribuição foi apontada como o aspecto que deve ser aprimorado para estimular a leitura dos jornais produzidos. O Setor de Marketing e Comunicação, responsável pela confecção dos jornais, atende às orientações de comunicação integrada, interagindo entre diversas áreas dessa ciência. O jornalismo é utilizado como forma de divulgação das atividades, e os jornais são produzidos para propagar ações. No entanto, a atividade de assessoria de imprensa não tem uma função estratégica de marketing clara e planejada.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).