Psicanálise e cultura: feminino e masculino
Palavras-chave:
psicanálise e conexões, gêneros feminino e masculino, cultura regional, literatura brasileiraResumo
O artigo busca, de forma interdisciplinar, investigar a questão da mulher, o feminino, como e em que se diferencia do masculino na cultura, a partir do imigrante italiano na Serra Gaúcha, retratado nas obras O Quatrilho, A Cocanha e Mapa de viagem, de José Clemente Pozenato. Especificamente, aparecem aqui as formas de comparecimento das figuras feminina e masculina, delimitando-as sob diferentes perspectivas (culturais, sexuais, sociais, religiosas, etc.) e busca-se transpor as informações coletadas para a realidade da mulher e do homem da Região de Colonização Italiana (RCI) no Rio Grande do Sul e em âmbito global.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).