Educação, trabalho e meio ambiente:
possíveis congruências de pensadores contra hegemônicos
DOI:
https://doi.org/10.18226/21782687.V22.N01.09Palavras-chave:
Ecologia de saberes, Educação libertadora, Pensamento contra hegemônico, Trabalho colaborativo, TrandisciplinaridadeResumo
Este artigo, no formato de um ensaio teórico, produzido a partir de revisão narrativa da literatura, objetiva buscar e sugerir congruências entre temas como educação, trabalho, território e meio ambiente, frente à necessidade de mudança de determinados paradigmas atuais. Fundamenta-se em pensamentos de Paulo Freire, Antonio Gramsci, Félix Guattari, Boaventura de Souza Santos, Edgar Morin, Renaud Sainsaulieu, Ana Maria Kirschner, Luciana Uberti e Izabel Petraglia. São trazidas também ideias e práticas dos arquitetos Sérgio Ferro, Lina Bo Bardi, Sylvio Sawaya, Vitor Lotufo e Fernando Minto. Neste ensaio reflexivo reconhecemos pensamentos e práticas que se encontram e se complementam, como a valorização da cultura local, de saberes populares e do empoderamento de artesãos e pessoas em geral. Autores(as) analisados(as) compartilham também da crença de ser necessário e urgente alterar o trajeto que a sociedade vem percorrendo, e que a educação é a melhor ferramenta para alcançar maior democracia, equidade, autorreflexão e novas soluções mais sustentáveis ao território habitado por todos os seres.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).