Memória e patrimonialização dos acervos empresariais: reflexões e desafios à comunicação organizacional
Palavras-chave:
Comunicação organizacional. Memória. Patrimônio. Organizações. Acervos.Resumo
O ensaio apresenta uma reflexão sobre as diferentes formas de atuação organizacional relativas à preservação da memória e à patrimonialização dos acervos organizacionais. A partir de uma perspectiva teórica e abordagem crítica-reflexiva, evidencia-se as formas de recuperação e visibilização do passado, de legitimação da história e de mobilização da memória como ativos estratégicos à comunicação das/nas organizações. Observa-se a emergência de dispositivos, espaços e projetos empresariais dedicados ao arquivamento, sistematização e conservação de objetos e documentos de natureza histórica, que recompõe trajetórias e constituem-se como fonte e objeto da comunicação organizacional.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).