Gamificação e avaliações on-line: uma análise sobre o comportamento de usuários do Google Maps

Autores

Palavras-chave:

Avaliações on-line. Gamificação. Midiatização. Reviews. Google Maps.

Resumo

Este estudo, de caráter exploratório, se propõe a investigar como a gamificação influencia na realização de as avaliações on-line, feitas no Google Maps, como fator que impulsiona a utilização da plataforma e fomenta a prática de realizar avaliações on-line, comportamento que vem sendo cada vez mais praticado em ambientes digitais na sociedade midiatizada. Este trabalho tem como objetivo geral entender a influência das avaliações online no comportamento humano, compreendendo a contribuição que causam na formação de opinião e decisões dos usuários do Google Maps, beneficiando ou prejudicando a percepção sobre determinados locais. E, também, como objetivos específicos, explorar abordagens teóricas produzidas sobre as avaliações online, e verificar de que forma a gamificação impulsiona os usuários do Google Maps a utilizarem as avaliações online como fator decisivo nas tomadas de decisão e construção de senso crítico. Inicialmente, são apresentadas diferentes visões sobre o entendimento de gamificação e o seu processo. Após, apresenta-se a metodologia utilizada para a extração dos dados: um script em linguagem Python para realizar a raspagem de dados, e então, a seleção de participantes para a realização de entrevistas semiestruturadas. Em sequência, apresenta-se resultados que demonstram o processo de gamificação como fator determinante para o estímulo e o engajamento dos usuários em realizar novas avaliações, expondo crescentemente as suas opiniões no ambiente digital, criando o hábito de realizar avalições on-line e aumentando a frequência de utilização da plataforma.

Biografia do Autor

Marcello Tenorio de Farias, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Mestre em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), com título obtido em 2020. Também é especialista em Gestão de Marketing e Comunicação pela ECA - USP (2018). Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Oswaldo Cruz (2015) e extensão em Prática e Didática no Ensino Superior pela USP (2018). Docente em disciplinas voltadas a comunicação digital, marketing, criação publicitária e direção de arte (pacote Adobe) no curso de Publicidade e Propaganda das Faculdades Oswaldo Cruz, e das disciplinas de Gestão de Mídias Sociais, E-commerce e Conteúdo Digital na pós-graduação (especialização) em Marketing Digital da UMC, além de ser docente efetivo nos cursos técnicos em comunicação e marketing do Centro Paula Souza e do Senac SP. Também leciona e palestra em cursos na área de Marketing, Marketing Digital, Comunicação e Branding. Profissional com mais de 9 anos de experiência generalista em marketing e comunicação, atuando diretamente com marketing digital, marketing de conteúdo, relações públicas, branding e posicionamento de marca, coordenação e criação de campanhas, mídias sociais, comunicação mercadológica, relacionamento e coordenação de agência de propaganda para ações on e offline, entre outras experiências. Atualmente, também possui uma consultoria especializada em marketing digital e comunicação.

Alan César Belo Angeluci, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Professor permanente no PPGCOM (Linha de Pesquisa 'Produção e Recepção da Informação Pública'), PPGE (Linha de Pesquisa 'Formação docente e profissionalidade') e na Graduação em Comunicação Social (Escola da Indústria Criativa) na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Cursa especialização em Ciência de Dados pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP). Desenvolveu estudos de pós-doutorado no Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP) e no Moody College of Communication da University of Texas at Austin (EUA). Doutor em Ciências com ênfase em Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP (bolsista CAPES). Realizou Doutorado Sanduíche na University of Brighton, Inglaterra, por meio do programa Ciência sem Fronteiras (CNPq). Mestre em "TV Digital: Informação e Conhecimento" pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela mesma Instituição. É líder do Smart Media & Users, cadastrado no diretório de grupos de pesquisas do CNPq. Foi coordenador do GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas da Intercom (2017 até 2020). Tem como principais temas de ensino, pesquisa e extensão Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Cultura Digital, Interação Humano-Computador (IHC) e Ciência de Dados.

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Publicado

2022-10-16

Como Citar

de Farias, M. T., & Angeluci, A. C. B. (2022). Gamificação e avaliações on-line: uma análise sobre o comportamento de usuários do Google Maps. Conexão - Comunicação E Cultura, 20(39). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/10013