O discurso sobre o aborto no feminismo digital: uma análise da página Feminismo sem Demagogia - original

Autores

Palavras-chave:

Discurso, Facebook, Mulher, Feminismo, Aborto,

Resumo

Neste trabalho, analisaremos, a partir da Análise do Discurso Pecheutiana (ADP) as posições-sujeito construídas acerca da descriminalização do aborto na página de facebook Feminismo sem demagogia – original (FSD). Temos como corpus de análise postagens e comentários da FSD de anos distintos. Nossa análise evidenciou a constituição de dois lugares discursivos possíveis: um lugar discursivo feminista e um lugar discursivo patriarcal de cunho religioso. No discurso sobre o aborto, percebemos que há três posições sujeitos possíveis: uma posição feminista identificada, uma posição feminista em contraidentificação e uma posição antifeminista. Cada uma dessas posições mobiliza uma rede de sentidos em disputa sobre o aborto e produz efeitos diferentes e/ou divergentes sobre o sujeito mulher e seu corpo.

Biografia do Autor

Ariane Silva da Costa Sampaio, UFCG

Doutoranda em Linguagem e Ensino na Universidade Federal de Campina Grande.

Washington Silva de Farias, UFCG

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino na linha de pesquisa de Práticas Sociais, Históricas e Culturais de Linguagem na Universidade Federal de Campina Grande. 

 

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Silva da Costa Sampaio, A., & Silva de Farias, W. (2021). O discurso sobre o aborto no feminismo digital: uma análise da página Feminismo sem Demagogia - original. ANTARES: Letras E Humanidades, 13(30), 59–89. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9926

Edição

Seção

FEMINISMOS E SEXUALIDADES NA CONTEMPORANEIDADE