Da somática do corpo ao corpo escolarizado: por um diálogo revisitado entre diversidade e sexualidade

Autores

Palavras-chave:

Discurso, Escola, Diversidade, Sexualidade.

Resumo

Neste artigo, busca-se refletir sobre discurso, escola e diversidade, observando como a sexualidade é compreendida a partir da análise de uma capa da revista Nova Escola, publicada em fevereiro de 2015, com a indagação: Vamos falar sobre ele?. O enunciado, ilustrado pela imagem de um menino vestido de princesa, quebrou mais um silêncio e convocou a esfera escolar a discutir as identidades que nela transitam. Dessarte, é uma reflexão à luz da Análise do Discurso francesa e dos conceitos situados em seu escopo interdisciplinar, remissivos aos sentidos que definem a sexualidade e as identidades de gênero. Com abordagem qualitativa de análise documental, este estudo se propõe a entender como as diferenças que definiram o corpo sexuado ressignificam-se e interpelam uma pedagogia da sexualidade historicamente imposta aos sujeitos.

Biografia do Autor

Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG) / INSTITUTO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO E LICENCIATURAS (IAEL).

Professora Doutora do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Sérgio Rodrigo de Souza, Secretaria de Educação do Estado de Goiás (SEDUC-GO).

Professor de Língua Portuguesa e Literatura da Rede Pública de Ensino do Estado de Goiás (SEDUC-GO).

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Lima, F. F. P. de A., & Souza, S. R. de. (2021). Da somática do corpo ao corpo escolarizado: por um diálogo revisitado entre diversidade e sexualidade. ANTARES: Letras E Humanidades, 13(30), 149–168. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9833

Edição

Seção

FEMINISMOS E SEXUALIDADES NA CONTEMPORANEIDADE