Literatura emigrante: narrativas de deslocamentos e relocalizações em romances de Adriana Lisboa

Autores

Palavras-chave:

Adriana Lisboa, deslocamento, literatura brasileira, literatura emigrante

Resumo

Narrativas brasileiras contemporâneas figuram a proliferação de deslocamentos, em contexto de intensos trânsitos internacionais, globalização assimétrica, desconstrução de nações, fragmentações de identidades e cisões de sujeitos. Para vislumbrar essa vertente de “narrativas de deslocamentos”, averigua-se a referenciação e representação de mobilidades para além da nação, em especial nos romances de Adriana Lisboa. Considera-se que Lisboa, de modo paradigmático, representa a pluralização de formas de personagens, predominantemente brasileiras, mas não somente, vivenciarem a via de mão dupla de deslocamentos e relocalizações fora da nação, em uma literatura emigrante.

Biografia do Autor

Vander Vieira de Resende

Vander Vieira de Resende é doutor em Letras, Estudos Literários, pela UFMG. Foi um dos vencedores do 1º Prêmio “Construindo a Igualdade de Gênero”, promovido pela então Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM) da Presidência da República. Atualmente é professor da rede pública estadual do Estado de Minas Gerais. Email: vanres2004@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

de Resende, V. V. (2021). Literatura emigrante: narrativas de deslocamentos e relocalizações em romances de Adriana Lisboa. ANTARES: Letras E Humanidades, 13(29), 53–78. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9717

Edição

Seção

DESLOCAMENTOS, MIGRAÇÕES, ESPAÇOS: REPRESENTAÇÕES LITERÁRIAS