Em nome do pai, do filho e do porco: ou o espaço onde habitam

Autores

Palavras-chave:

Identidade, memória, guerra colonial, Lobo Antunes

Resumo

A presença portuguesa em Angola se deu até 1975, contudo, trabalhar os traumas do período ainda é bastante complicado. António Lobo Antunes usa o período em destaque para construir suas narrativas, tanto de causa quanto de efeito da Guerra na vida de suas personagens. Em Até que as pedras se tornem mais leves que a água (2017), temos um pai e um filho como personagens principais. Ambos estão ligados pelo sangue, não de modo genético, mas, sim, a partir de um episódio brutal e da consequência dele.  Sabendo isso, este trabalho tem por objetivo analisar a construção da identidade desse filho, criança retirada de Angola e criada em solo português.

Biografia do Autor

Pietro Gabriel dos Santos Pacheco, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Professor, historiador, teórico da literatura e escritor. Mestre em Teoria da Literatura, pela PUCRS. Especialista em Literatura Brasileira, pela PUCRS. Graduado em Licenciatura Plena em História, pela PUCRS. Professor de Teoria da Literatura na UniEscrita.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Pacheco, P. G. dos S. (2021). Em nome do pai, do filho e do porco: ou o espaço onde habitam. ANTARES: Letras E Humanidades, 13(29), 371–390. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9707

Edição

Seção

SEÇÃO GERAL