(Re)escrever a história (re)contar os fatos: a experiência em Diário da queda, de Michel Laub

Autores

  • Milena Alves Borba Universidade Federal de Pelotas
  • Alfeu Sparemberger Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Michel Laub, Diário da queda, Memória, Pós-memória, Experiência.

Resumo

Este artigo analisa a tessitura da escrita do Diário da queda (2011), de Michel Laub, que articula o trabalho do narrador com a memória dos seus ascendentes. Eles, pai e avô, deixaram um diário/caderno como um legado. O narrador reinterpreta este legado, juntamente com a sua memória individual, passada e presente. Assim, age como um arqueólogo do seu passado (Benjamin) para extrair uma verdade, uma experiência (Erfahrung), esculpindo seu próprio futuro. A compreensão do espaço da topografia arqueológica (ao lado da experiência extraída da memória dos ascendentes) é analisada por meio dos conceitos de trauma, memória e pós-memória. Verificou-se no diário do narrador, assim, uma redenção da ruína das memórias como maneira de redimir o passado.

 

 

Biografia do Autor

Milena Alves Borba, Universidade Federal de Pelotas

é graduada em Letras pela Universidade Federal de Pelotas, UFPel. Possui pós-graduação – Lato Sensu em Língua portuguesa e Literatura em Contexto Escolar pela Universidade Paulista, UNIP. Atualmente é Mestranda em Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Bolsista Capes.

Alfeu Sparemberger, Universidade Federal de Pelotas

é graduado em Letras pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e doutorado em Letras (Estudos Comparados de literaturas de língua portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2004). atua na área de letras, com ênfase em literatura brasileira, literaturas de língua portuguesa e sistemas literários.

Downloads

Publicado

2020-10-03

Como Citar

Alves Borba, M., & Sparemberger, A. (2020). (Re)escrever a história (re)contar os fatos: a experiência em Diário da queda, de Michel Laub. ANTARES: Letras E Humanidades, 12(27), 61–84. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/8706

Edição

Seção

ESTUDOS LITERÁRIOS