Masculinidade negra, paternidade e afetividade na literatura infantil: O menino Nito, de Sônia Rosa

Autores

Palavras-chave:

Literatura infantil afro-brasileira. O menino Nito. Masculinidade negra.

Resumo

Neste artigo, discutimos a literatura infantil e sua relação com questões étnico-raciais. De início, tratamos de particularidades relativas à vertente literária voltada para o pequeno leitor, destacando aspectos como a construção de personagens negros, e apresentamos algumas características do campo de literatura afro-brasileira ou negro-brasileira. Em seguida, trazemos uma seção sobre masculinidade negra, paternidade e afetividade. Por fim, analisamos a obra O menino Nito, da escritora Sônia Rosa, a partir de seus personagens masculinos, com o objetivo de verificar de que modo são elaboradas as temáticas da masculinidade negra e da paternidade responsável e afetiva.

Biografia do Autor

Yago Jose Eloi do Nascimento, Cefet-RJ

Mestrando em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET-RJ, vinculado ao Grupo de Pesquisa: Práticas discursivas na produção de identidades sociais: Fatores humanos, organizações, trabalho, tecnologia e sociedade. Possui Pós-Graduação (Especialização) em Cultura Africana pela Faculdade Campos Elíseos 2018, (FCE ) e é Licenciado em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2017 (UNIRIO). Dedica-se aos estudos de Literatura Brasileira, no campo da Literatura Infantil Afro/Negro Brasileira e Relações Raciais no campo da educação e cultura popular na contemporaneidade. Desde 2013 atua como Inspetor de Alunos na Prefeitura Municipal de Itaguaí.

Luciana de Mesquita Silva, Cefet-RJ

Doutora em Letras - Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015), Mestre em Letras - Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007), Bacharel em Letras - Tradução pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005), Licenciada em Letras - Língua Inglesa e Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004/2003). Atua como docente de Língua Inglesa e Língua Portuguesa no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), no Bacharelado em Turismo (Campus Petrópolis) e no Mestrado em Relações Étnico-Raciais (Campus Maracanã). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em campos como os Estudos da Tradução, os Estudos Literários e os Estudos Culturais, além do Ensino de Língua Inglesa.

Downloads

Publicado

2020-09-05

Como Citar

Eloi do Nascimento, Y. J., & de Mesquita Silva, L. (2020). Masculinidade negra, paternidade e afetividade na literatura infantil: O menino Nito, de Sônia Rosa. ANTARES: Letras E Humanidades, 12(26), 207–227. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/8702

Edição

Seção

ESTUDOS LITERÁRIOS