Sistema Coringa: teorização estética do Teatro de Arena por uma arte revolucionária

Autores

  • Mariana Klafke (UFRGS) UFRGS

Palavras-chave:

Teatro de Arena, Teatro Político, Augusto Boal, Teatro Épico

Resumo

O Teatro de Arena foi um dos grupos mais importantes do teatro moderno brasileiro. Atuando de 1953 a 1972, o Arena deixou sua marca não somente através das peças que encenou, mas também por uma intensa experiência de teorização sobre o fazer teatral. Augusto Boal é central nessa trajetória do grupo. Na segunda metade da década de 1960, após o golpe de 1964, Boal propõe uma teoria cênica chamada Sistema Coringa, em que se encontram teatro político, teatro épico, debates sobre função protagônica e identificação do público e contexto brasileiro de acúmulo na experiência teatral. Este artigo propõe uma discussão teórica sobre o Sistema Coringa e seu papel na história do Arena e do teatro brasileiro.    

Biografia do Autor

Mariana Klafke (UFRGS), UFRGS

Doutoranda em Estudos Literários na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

Klafke (UFRGS), M. (2019). Sistema Coringa: teorização estética do Teatro de Arena por uma arte revolucionária. ANTARES: Letras E Humanidades, 11(24), 85–101. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7843

Edição

Seção

ESTUDOS LITERÁRIOS DO DRAMA