Outramento e decolonização de si em A Question of Power, de Bessie Head

Autores

  • Renata Santos de Morales (UNIRITTER) Centro Universitário Ritter dos Reis - Uniritter/FAPA
  • Juliana Figueiró Ramiro (UNIRITTER) Centro Universitário Ritter dos Reis - Uniritter/FAPA
  • Noeli Reck Maggi (UFRGS)

Palavras-chave:

Outramento, decolonização, literatura, desconstrução.

Resumo

Este artigo tem como objeto de análise a obra A Question of Power, de Bessie Head, inserida no contexto das literaturas pós-coloniais. O objetivo é analisar excertos que dão ensejo aos movimentos de familiaridade e estranhamento na trajetória da personagem principal da narrativa. Os trechos selecionados podem ser lidos como sintomas dos processos de outramento e podem levar a uma ampliação da experiência do leitor sobre si e sobre sua própria possibilidade de decolonização. Como base para análise sugerimos categorias antropológicas, filosóficas, e psicanalíticas, com Homi Bhabha, Gayatri Spivak  e Jacques Lacan. A metodologia traz uma análise qualitativa e tem como gesto de pesquisa a desconstrução na perspectiva de Jacques Derrida.

Biografia do Autor

Renata Santos de Morales (UNIRITTER), Centro Universitário Ritter dos Reis - Uniritter/FAPA

Mestra em Letras pelo Centro Universitário Ritter dos Reis. Doutoranda em Letras na mesma instituição. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Cultura e Sociedade/CNPq. 

Juliana Figueiró Ramiro (UNIRITTER), Centro Universitário Ritter dos Reis - Uniritter/FAPA

Mestra em Design pelo Centro Universitário Ritter dos Reis. Doutoranda em Letras na mesma instituição. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Cultura e Sociedade/CNPq. 

 

Noeli Reck Maggi (UFRGS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Formação Psicanalítica pelo Círculo Psicanalítico do Rio Grande do Sul. 

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Morales (UNIRITTER), R. S. de, Ramiro (UNIRITTER), J. F., & Maggi (UFRGS), N. R. (2019). Outramento e decolonização de si em A Question of Power, de Bessie Head. ANTARES: Letras E Humanidades, 11(22), 221–243. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7097

Edição

Seção

Estéticas diaspóricas em literatura: corpos, existências e linguagens em trânsito