Era igual escrava: uma análise da interação leitor-texto-leitor em uma perspectiva goffmaniana
Palavras-chave:
Interação, Erving Goffman, A hora da estrelaResumo
O objetivo deste trabalho é analisar parte da interação entre duas participantes (mãe da pesquisadora e a própria pesquisadora), realizada a partir da leitura da obra literária A hora da estrela de Clarice Lispector, sob uma perspectiva goffmaniana. Este estudo faz parte de uma pesquisa maior que pretende refletir sobre a vida social e sobre a literatura como modo de ser e de estar no mundo, compreendendo que os sentidos construídos pelo escritor não estão inscritos no livro de maneira estanque, mas são co-construídos pelo leitor. O alinhamento metodológico se dá com a pesquisa qualitativa, por ser um estudo situado em teorias de bases sociais e interpretativas, e com a pesquisa autoetnográfica, por conectar a experiência pessoal com questões socioculturais, explorando o ambiente familiar como lócus de co-construção de conhecimento. Os resultados contribuem para os estudos da interação face a face e, em um contexto maior, para a interação texto-leitor, pouco explorada como fenômeno social.