A "Frágua do Amor", de Gil Vicente: a questão do si mesmo como outro
Palavras-chave:
Palavras Chave, Identidade. Identidade narrativa. Teatro. Tragicomédia. Gil VicenteResumo
O trabalho pretende apresentar uma leitura da tragicomédia vicentina, a Frágua do Amor (1525), através da variabilidade das identidades desejadas por alguns de seus personagens, o que, do nosso ponto de vista, traz novas reflexões sobre o lugar do homem em um mundo em mutação como o do Renascimento, até então garantido exclusivamente pela cosmovisão medieval. Nesse caso, o conceito de identidade narrativa, elaborado por Paul Ricoeur, parece-nos adequado, na medida em que aponta novas possibilidades que se ligam a outras compreensões do tempo vivido e do tempo narrado. O teatro de corte torna-se, então, um lugar privilegiado para a percepção de sonhadas alternativas.Downloads
Publicado
2016-12-05
Como Citar
Eyler (PUC-RJ), F. M. S. (2016). A "Frágua do Amor", de Gil Vicente: a questão do si mesmo como outro. ANTARES: Letras E Humanidades, 8(16), 141–152. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3370
Edição
Seção
ESTUDOS LITERÁRIOS