Uma voz que vem das margens: Carolina Maria de Jesus, a cantora improvável

Autores

  • Carla Lavorati (UFSM) Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Alteridade, Marginalização, Música brasileira.

Resumo

O objetivo desse estudo é analisar as letras das músicas que compõem o disco Quarto de Despejo (1961), de autoria de Carolina Maria de Jesus, a escritora brasileira conhecida mundialmente após a publicação do livro diário de mesmo nome, em 1960. A análise terá como fio condutor as possibilidades representativas de facetas da alteridade em suas composições, com atenção especial para as marcas de classe e gênero presentes em suas canções. Como suporte teórico para aprofundamento das reflexões foram tomados autores como Landowski (2002), ZigmuntBauman (1999), Simone de Beauvoir (1980), Margareth Rago (2004).

 

 

Biografia do Autor

Carla Lavorati (UFSM), Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Bolsista Capes/CNPQ. Integrante da linha de pesquisa “Literatura, Comparatismo e Crítica Social” e do grupo de estudos “Literatura e Autoritarismo”, na mesma IES, sob orientação da professora Dra. Rosano Ketzer Umbach.

Downloads

Publicado

2015-01-09

Como Citar

Lavorati (UFSM), C. (2015). Uma voz que vem das margens: Carolina Maria de Jesus, a cantora improvável. ANTARES: Letras E Humanidades, 6(12), 168–182. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/2980

Edição

Seção

DOSSIÊ MARGINALIDADES LITERÁRIAS E RUMOS DA CRÍTICA