Deslocamentos da nova literatura marginal: os sentidos de “periferia” e o livre ficcionar do artista

Autores

  • Liliane Leroux (UERJ) UERJ
  • Renata Oliveira Rodrigues (PUCRJ) PUC-RJ

Palavras-chave:

nova geração da literatura marginal, periferia, marginalidade

Resumo

O artigo investiga a nova geração da literatura marginal a partir da disputa pelos sentidos do termo periferia. Demonstra que, quando a marginalidade, entendida como "morar no tema" (ter a periferia necessariamente como endereço e como temática), torna-se a própria condição de legitimidade para os autores e sua credencial de entrada nos espaços canônicos, torna-se, também, uma armadilha e uma prisão. Como contraponto, evidenciamos os deslocamentos recentes dentro do próprio movimento de literatura marginal, quando, por exemplo, o escritor Ferréz, enfrentando a crítica, exige para si o direito do livre ficcionar artístico. Nossa intenção é mostrar que tanto "periferia" quanto "literatura marginal" não são categorias e gêneros estanques, mas, ao contrário, algo que sempre que se tenta demarcar, nos escapa.

Biografia do Autor

Liliane Leroux (UERJ), UERJ

Socióloga (IFCS/UFRJ) e Doutora em Educação (UERJ). 

Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Professora e pesquisadora do PPG Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas.

Líder do Núcleo de Estudos Visuais em Periferias Urbanas - NuVISU (CNPq/UERJ)

 

Renata Oliveira Rodrigues (PUCRJ), PUC-RJ

Doutoranda em Letras (PUC-RJ). 

Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (UERJ)

Graduada em Letras (UERJ)

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Publicado

2015-01-09

Como Citar

Leroux (UERJ), L., & Rodrigues (PUCRJ), R. O. (2015). Deslocamentos da nova literatura marginal: os sentidos de “periferia” e o livre ficcionar do artista. ANTARES: Letras E Humanidades, 6(12), 03–20. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/2979

Edição

Seção

DOSSIÊ MARGINALIDADES LITERÁRIAS E RUMOS DA CRÍTICA