A incorporação da personagem na performance “Mira,Chica...”: ambiguidade na crítica aos papéis sexuais convencionais

Autores

  • Regina Polo Müller (UNICAMP)

Resumo

Estudo sobre  criação em performance, tendo como foco de análise o corpo como lugar de  incorporação da personagem. Trata-se de parte de uma pesquisa sobre processos de criação em artes cênicas baseados nas teorias da performance, cuja  experiência mais recente  tem sido a apresentação da performance "Mira, Chica...", na qual  a pesquisadora encarna uma animadora construída corporalmente a partir de um ícone da cultura popular brasileira. A abordagem é autobiográfica e a personagem, Chica Chic, é uma Carmen Miranda "queer" (referente a sexualidades dissidentes) e "clownesca" (inspirada na estética dos Dzi Croquettes). Desse modo, empresta ambiguidade à elaboração expressiva do tema da crítica aos papéis sexuais convencionais e à prática acadêmica convencional. Em trabalho de análise da experiência desenvolvida, as noções de ícone, índex e agencia de Alfred Gell vêm sendo exploradas em complementaridade às noções de "comportamento restaurado" e "estado subjuntivo" de Richard Schechner.

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Como Citar

Müller (UNICAMP), R. P. (2014). A incorporação da personagem na performance “Mira,Chica.”: ambiguidade na crítica aos papéis sexuais convencionais. ANTARES: Letras E Humanidades, 5(10), 28–37. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/2545

Edição

Seção

DOSSIÊ IDENTIDADES II