A relação afro-ameríndia entre o Negrinho do Pastoreio e o Saci-Pererê na mitologia

Autores

  • Rogério Reus Gonçalves da Rosa (UFPel) Universidade Federal de Pelotas

Resumo

A partir da etnologia ameríndia, este trabalho analisará a paradigmática narrativa "O Negrinho do Pastoreio", presente na vida de indivíduos, coletivos e sociedades em várias regiões do Brasil, Uruguai e Argentina. Diferentemente da perspectiva do folclore, que geralmente a considera uma genuína lenda gaúcha, um episódio exclusivo da escravidão sul-rio-grandense, este texto realizará o seguinte: inicialmente, uma discussão teórica acerca da mitologia; logo, uma comparação das diferentes versões dessa narrativa, apresentando as personagens "Negrinho do pastoreio", "Negrito del pastoreo" e "el Quemadito"; a seguir, uma conexão do "Negrinho do pastoreio" com o simpático Saci-Pererê; e, ao final, destacar-se-á que esses personagens, a partir das conexões afro-ameríndias, fazem parte de uma constelação de narrativas mitológicas. 

Biografia do Autor

Rogério Reus Gonçalves da Rosa (UFPel), Universidade Federal de Pelotas

Professor Doutor do Bacharelado em Antropologia e do Mestrado em Antropologia (PPGA), além de Coordenador do Núcleo de Etnologia Ameríndia (NETA), vinculados à Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Profissionalmente, atua nas seguintes áreas: etnologia ameríndia, mitologia, sociedades jê, sistemas de metades, xamanismo, descendentes Charrua, Minuano, Guarani-missioneiros e Tapes.

Downloads

Publicado

2014-03-21

Como Citar

da Rosa (UFPel), R. R. G. (2014). A relação afro-ameríndia entre o Negrinho do Pastoreio e o Saci-Pererê na mitologia. ANTARES: Letras E Humanidades, 5(10), 175–203. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/2362

Edição

Seção

DOSSIÊ IDENTIDADES II