Identidade, gênero e música nos cantos funerários Javaé

Autores

  • Sonia Regina Lourenço (UFMT) Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

Este texto aborda o canto funerário das mulheres Javaé como um gênero musical emergente de contextos performativos. Os lamentos e choros, chamados de iburu, são executados pelas mulheres durante os períodos de luto. Será analisada, inicialmente, a relação desses cantos com a narrativa mito-cosmológica e, em seguida, as categorias da teoria nativa da música obtidas por meio da pesquisa de campo que põem em evidência os aspectos destes cantos como composições improvisadas, música vocal e narrativas musicalizadas inscritas num processo performativo que sintetiza identidades de gênero, nostalgia, saudade e dor.

Biografia do Autor

Sonia Regina Lourenço (UFMT), Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Adjunta do Departamento de Antropologia do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Mato Grosso -UFMT. Graduada (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1999). Mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Paraná (2001). Coordenadora do Museu Nacional de Imigração e Colonização da Fundação Cultural de Joinville, desenvolvendo projetos e ações em gestão museológica, políticas públicas e patrimônio cultural (2009-2011). Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Sócia-efetiva da Associação Brasileira de Antropologia - ABA. Na UFMT, tem desenvolvido projetos de pesquisa e extensão com comunidades quilombolas de Chapada dos Guimarães, Mato Grosso.Tem experiência na área de Etnologia Indígena, Antropologia da Música, Antropologia Afro-Brasileira, Antropologia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, ritual e performance, patrimônio cultural e museus, etnicidades e relações de gênero.

Downloads

Publicado

2014-03-21

Como Citar

Lourenço (UFMT), S. R. (2014). Identidade, gênero e música nos cantos funerários Javaé. ANTARES: Letras E Humanidades, 5(10), 38–58. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/2028

Edição

Seção

DOSSIÊ IDENTIDADES II