O trauma do colonialismo e da escravidão nas narrativas de Mia Couto e Maria Firmina dos Reis: um estudo comparativo

Autores

  • Ricardo André Ferreira Martins (URI) Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Resumo

O objetivo deste trabalho é, através do método comparatista, demonstrar como narrativas ficcionais das literaturas pós-coloniais de língua portuguesa, em particular a moçambicana e brasileira, tematizam o trauma e a violência do homem negro contemporâneo e permitem o encontro entre imaginários e discursos sobre a escravidão, o colonialismo, o preconceito, o recalque, enfim, os efeitos traumáticos sobre a identidade de afrodescendentes ou africanos, no Brasil ou Moçambique. Nesse sentido, tomo como corpus de análise a obra ficcional de Mia Couto, narrador ficcional moçambicano, e da escritora afro-brasileira Maria Firmina dos Reis, cujos textos abordam especificamente a tentativa de constituir uma reflexão sobre a identidade, a subjetividade, a violência, o trauma e a história de africanos ou seus descendentes em contextos pós-coloniais.

Biografia do Autor

Ricardo André Ferreira Martins (URI), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Licenciado em Letras Português/Francês pela Universidade Federal do Maranhão/UFMA, (1997). Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP, (2000). Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2009). Atualmente desenvolve estágio de Pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Maria Possui 14 livros e 18 artigos publicados. Detentor de 11 premiações de caráter literário, entre as quais o Prêmio de Ensaio e Crítica Literária da Academia Brasileira de Letras (2012). Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (mestrado e doutorado). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Historiografia Literária, Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia, literatura brasileira dos séculos XIX e XX, cânone literário, história literária, crítica literária. Atualmente é Professor Adjunto em Teoria Literária na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campi de Guarapuava e Irati, conduzindo atividades como docente pesquisador na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras, nível de Mestrado. 

Downloads

Publicado

2014-03-21

Como Citar

Ferreira Martins (URI), R. A. (2014). O trauma do colonialismo e da escravidão nas narrativas de Mia Couto e Maria Firmina dos Reis: um estudo comparativo. ANTARES: Letras E Humanidades, 5(10), 230–245. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/1959

Edição

Seção

SEÇÃO GERAL