A viagem das sombras
espaços mentais e integração conceptual no conto "O navio das sombras", de Erico Verissimo
Palavras-chave:
Espaços mentais, Integração Conceptual, FrameResumo
Este artigo examina o conto “O navio das sombras”, de Erico Verissimo, utilizando a Teoria dos Espaços Mentais (Fauconnier, 1986; 1994), da Integração Conceptual (Fauconnier; Turner, 2002) e a noção de frames (Fillmore, 1982). A narrativa acompanha Ivo, jovem suicida que, entre a vida e a morte, experiencia uma viagem em um navio fantasmagórico. Identificam-se dois espaços mentais principais: a realidade vivida na viagem de um transatlântico (quarto, noiva, viagem, navio) e a morte por suicídio (morte, médico, palidez). A ativação desses espaços é acionada por frames específicos: o frame viagem marítima (cais, embarque, camarote), o frame morte (silêncio, corpos deformados, frieza) e o frame hospital/quarto de doença (médico, seringa, corpo). Esses frames estruturam a compreensão e permitem as projeções cruzadas que convergem no espaço integrado, onde a viagem se torna metáfora da morte. A análise demonstra como Verissimo articula frames culturais e cognitivos para gerar um blend narrativo que mantém a ambiguidade até o desfecho, transformando a experiência da morte em metáfora literária perturbadora.