O design do livro e o experimento da leitura estudo de caso de Bitácora 1

Autores

Palavras-chave:

Bitácora 1, Reading, Design, Experimentation, Art

Resumo

Este artigo apresenta, primeiramente, uma breve discussão sobre a produção artística da pós-modernidade, práticas de leitura nos contextos materiais e imateriais, a performance da arte e a representação identitária, bem como os aparatos cognitivos para percepção da realidade e reconstrução do real por métodos artísticos, tendo como arcabouço teórico os autores Cardoso (2016), Chartier (1996), Flusser (2007), Foucault (2008), Harvey (2013), Zilberman (2016), dentre outros. Em seguida, analisa a obra chilena Bitácora 1, da Fundación Nube, na sua proposta de intervenção artística mediante a percepção de mundo e a reconstrução do cotidiano por experimentações. Objetiva, assim, não apenas olhar a produção cultural latino-americana por um viés semiótico, como também exemplificá-lo a partir da proposta literário-pedagógica dessa instituição artística. Conclui-se, portanto, que a existência de projetos que encorajam os trabalhos manuais locais pode evidenciar uma busca por um afastamento das tecnologias computacionais, na tentativa de um resgate de atividades lúdicas, de leitura e formas de transcendência offline.

Biografia do Autor

Gilberto Broilo Neto, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em Letras (UCS) e Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade (UCS) nas linhas de pesquisa da Antropologia, Cinema, Design, Linguística, Neurocognição, Humor, Semiótica e Semiologia, Sociolinguística, Psicanálise e Terror. É especialista Master em Design Estratégico (UNISINOS) e possui experiência na área desde 2010. Já atuou como consultor em empresas da Serra Gaúcha e outros países. Atuou como professor universitário nas áreas do Design, Marketing e Gestão, no grupo Uniftec. Nessa mesma instituição de ensino superior, foi coordenador acadêmico dos cursos de Bacharelado em Design Presencial e Bacharelado em Design Semipresencial. Colaborou como editor da Revista Conectus: tecnologia, gestão e conhecimento, do Grupo Uniftec, vinculada ao Programa de Pós-Graduação. Coordenou, ainda, viagens acadêmicas de pesquisa de Design Estratégico. É pesquisador de tendências sociais e de comportamento que alimentam projetos de Design Estratégico. Já atuou como fotógrafo. Tendo graduação em Letras - Inglês (UNISINOS), trabalha como professor de Inglês há mais de 20 anos e linguista. Já organizou diversos intercâmbios com estudantes para o estudo de Inglês além de ter trabalhado em escolas de idiomas e no SENAC/RS por anos como docente e coordenador. Hoje, é empresário, leciona Inglês online e possui livros de contos publicados, também. Coordena o projeto literário Desautores, além de outras atividades de lazer. É estudante de Psicanálise (MARIA HOMEM, TOPOS PSICANÁLISE). Pesquisador voluntário no projeto de saúde mental SomosIvy.

Downloads

Publicado

2025-10-03

Como Citar

Broilo Neto, G. (2025). O design do livro e o experimento da leitura estudo de caso de Bitácora 1. ANTARES: Letras E Humanidades, 17(38). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/13849

Edição

Seção

SEÇÃO GERAL