Relações entre história, literatura e cultura em Os leões de Bagdá

Autores

Palavras-chave:

Narrativa Gráfica, Função social da literatura, Historicidade, Invasão Iraquiana

Resumo

Este artigo pretende analisar a graphic novel Os leões de Bagdá, de Brian K.Vaughan, abordando as intersecções entre história e literatura no espaço de zona de conflito armado, observando como essa obra constrói uma narrativa significativa na representação dos conflitos históricos e a desconstrução da imagem hegemônica da invasão iraquiana pelos Estados Unidos em 2003. Como referencial teórico, usa-se Eisner (1995), com seu estudo sobre narrativa gráfica; Said (1995), com a questão da cultura e do imperialismo e sua manifestação nas obras literárias; Borges (2010) e Barros (2010), sobre a literatura como representação da realidade sócio-histórica.

Biografia do Autor

Fabiana Perotoni, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Mestre em Letras e Cultura pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e doutoranda em Educação pela mesma Instituição. Professora da rede pública municipal de Educação Básica.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

Perotoni, F. (2024). Relações entre história, literatura e cultura em Os leões de Bagdá . ANTARES: Letras E Humanidades, 16(37). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/13143