O corpo em diferentes materialidades

imagem e memória em Beladona, de Anna Recalde e Denis Mello

Autores

Palavras-chave:

Discurso, Quadrinhos brasileiros, Horror

Resumo

A Análise de Discurso, ao situar o discurso como objeto de pesquisa, compreendido como “efeito de sentidos entre interlocutores”, permitiu que outros objetos simbólicos fossem analisados em suas diferentes formas materiais. Assim, a música, a imagem e as formas de arte se tornaram objetos de análise. Entre essas possibilidades, o corpo também se constitui como objeto discursivo. Para este estudo, buscamos compreender como corpo e sujeito se constituem em outro objeto simbólico, as histórias em quadrinhos. As histórias em quadrinhos se constituem como uma imbricação de diferentes materialidades que produzem sentidos. Cada gesto, traço, cor, em sua especificidade, permite que o sujeito leitor, no processo da leitura, signifique e ressignifique sentidos, numa imersão que ocorre de diferentes formas. Para visualizarmos esse funcionamento, propomo-nos a analisar a produção quadrinística Beladona, de Anna Recalde e Denis Mello (2014), buscando compreender como corpo e sujeito são projetados nos quadrinhos ao significar a personagem Samantha/Beladona. Para isso, discutimos sobre discurso, corpo e sujeito na perspectiva da Análise de Discurso e sobre histórias em quadrinhos na relação com sujeito-leitor, memória e imagem para realizar a análise dessas diferentes materialidades.

Biografia do Autor

Fernanda Surubi Fernandes, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Doutora em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

 

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Fernandes, F. S. (2024). O corpo em diferentes materialidades: imagem e memória em Beladona, de Anna Recalde e Denis Mello. ANTARES: Letras E Humanidades, 16(37). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/13100

Edição

Seção

DISCURSOS EM ANÁLISE: DIMENSÕES E PERSPECTIVAS