Rasuras em redutos escondidos
discursos e identidades a partir de grafitos de banheiros
Palavras-chave:
Expressão discursiva, Imaginário cultural, Grafitos de banheiro, IdentidadeResumo
Este estudo, de caráter quanti-qualitativo, analisa os grafitos produzidos por estudantes em banheiros de escolas públicas do ensino médio, como possibilidade de representação de discursos e comportamentos do público frequentador desses espaços. Para isso, metodologicamente, os escritos foram fotografados, catalogados de acordo com suas temáticas, agrupados e analisados por categorias. As análises tiveram como fundo teórico as contribuições de pesquisas acerca da Escrita latrinária, dos Estudos da cultura, da Análise do discurso e dos Estudos de letramento. Como resultados, aponta-se que as materialidades discursivas de banheiros visibilizam representações e categorias de enquadramento cultural/identitário passíveis de serem descritas, interpretadas e analisadas. Igualmente, os espaços dos banheiros escolares são lócus de produtividade discursiva, cuja substância linguística é propícia à ressignificação e à investigação científica.