Rasuras em redutos escondidos

discursos e identidades a partir de grafitos de banheiros

Autores

Palavras-chave:

Expressão discursiva, Imaginário cultural, Grafitos de banheiro, Identidade

Resumo

Este estudo, de caráter quanti-qualitativo, analisa os grafitos produzidos por estudantes em banheiros de escolas públicas do ensino médio, como possibilidade de representação de discursos e comportamentos do público frequentador desses espaços. Para isso, metodologicamente, os escritos foram fotografados, catalogados de acordo com suas temáticas, agrupados e analisados por categorias. As análises tiveram como fundo teórico as contribuições de pesquisas acerca da Escrita latrinária, dos Estudos da cultura, da Análise do discurso e dos Estudos de letramento. Como resultados, aponta-se que as materialidades discursivas de banheiros visibilizam representações e categorias de enquadramento cultural/identitário passíveis de serem descritas, interpretadas e analisadas. Igualmente, os espaços dos banheiros escolares são lócus de produtividade discursiva, cuja substância linguística é propícia à ressignificação e à investigação científica.

Biografia do Autor

Saulo Lopes de Sousa, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Graduado em Letras/Português (UEMA). Especialista em Estudos Linguísticos e Literários (UESPI). Mestre em Teoria Literária (UEMA). Membro do GELITI | Grupo de Estudos Literários e Imagéticos (UEMASUL). Docente do Instituto Federal do Maranhão.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

de Sousa, S. L. (2024). Rasuras em redutos escondidos: discursos e identidades a partir de grafitos de banheiros . ANTARES: Letras E Humanidades, 16(37). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/13047

Edição

Seção

DISCURSOS EM ANÁLISE: DIMENSÕES E PERSPECTIVAS