Literatura e a Lei 10.639/03: conhecimento e mediação para/com as crianças

Autores

Palavras-chave:

Literatura afro-brasileira, Lei 10.639/03, mediação, Ensino Fundamental

Resumo

A Lei 10.639/03 indica a obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena e afro nas escolas brasileiras, cujo intuito é o de pluralizar o acesso ao ensino e à diversidade, evidenciando sua importância para a formação da sociedade. À vista disso, propomos reflexões sobre a presença de abordagens plurais na mediação literária para/com as turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, analisamos a obra Gente de cor, cor de gente, do escritor Maurício Negro (2018), buscando apresentar a composição estética e sua recepção no contexto educacional.

Biografia do Autor

Claudia Leite Brandão, Diretoria Regional de Educação de Mato Grosso

Doutora em Educação (UNESP - Presidente Prudente-SP), mestrado em Educação (UFMT), especialização em: Recreação/Lazer (UFMT) e Literatura Infantil e Juvenil: da composição à educação literária (UCS) e graduação em Pedagogia (UFMT). Integrante dos Grupos de Pesquisas: Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário (UNESP) e ALFALE- Alfabetização e Letramento Escolar (UFMT). Professora da Educação Básica na rede estadual de ensino no Estado de Mato Grosso desde 2000. Atualmente exerce a função de coordenadora regional do Programa Alfabetiza MT. Experiência na docência, formação de professoras (es) e nas temáticas de leitura, literatura, alfabetização. Participou do processo de avaliação do PNLD Literário 2018 e 2020 como coordenadora pedagógica e do PNLD Língua Portuguesa 2019 como avaliadora. 

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Publicado

2023-10-21

Como Citar

Cruz, R. A. C. da, & Brandão, C. L. (2023). Literatura e a Lei 10.639/03: conhecimento e mediação para/com as crianças. ANTARES: Letras E Humanidades, 15(36), 1–29. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/11280

Edição

Seção

Mediação e recepção cultural: literatura e sociedade