Grande Sertão: Veredas - estudos sobre educação estética

Autores

Palavras-chave:

Grande sertão, veredas, Literatura, Educação estética

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir acerca da escala ascensional da personagem Riobaldo, em Grande Sertão: Veredas, observando como ele se educa esteticamente. Para desenvolver este estudo, partimos da análise da obra para identificar a relação do protagonista Riobaldo com as personagens femininas e com a natureza, cotejando nossas descobertas com alguns estudos teóricos, movimento que nos oportunizou atingir nosso objetivo. Os resultados apontam que, por meio da apreciação da natureza e de sua interação com o
feminino, Riobaldo se educa esteticamente, ao fazer uso das suas capacidades sensíveis e racionais, ao equilibrar o sentir e o pensar, ao jogar e desenvolver o estado lúdico, de modo a acionar razão e sensibilidade e desenvolver, assim, a autonomia de pensamento.

Biografia do Autor

Adair Aguiar Neitzel, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Mestrado e Doutorado em Educação da UNIVALI. Coordenadora Institucional do PIBID UNIVALI. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora.

Maria Paula Alves, Universidade do Vale do Itajaí

Graduada em Letras pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Bolsista do Programa PIBID no ano de 2017-2018. Professora de Língua Inglesa. Membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora

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Publicado

2022-10-17

Como Citar

Neitzel, A. A., & Alves, M. P. (2022). Grande Sertão: Veredas - estudos sobre educação estética. ANTARES: Letras E Humanidades, 14(33), 425–451. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10811

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