O conexionismo como subsídio para o debate sobre o paradigma da objetividade jornalística
Palavras-chave:
Objetividade. Jornalismo. Conexionismo. Ciência Cognitiva. Compreensão.Resumo
Este artigo propõe invocar o paradigma do conexionismo, integrante do leque das Ciências Cognitivas, para ampliar os debates acerca do conceito de objetividade jornalística. O artigo descreve que, na ótica conexionista, estímulos externos acionam paralelamente redes de neurônios no cérebro do indivíduo, que se influenciam simultaneamente gerando respostas rápidas. Conforme este paradigma, o mesmo ocorre na leitura, na qual a visualização do texto aciona diversas redes neurais onde estão armazenadas informações já existentes, advindas da experiência e do aprendizado. Desta forma, o conexionismo entende que, no ato de ler, o indivíduo reconstrói o texto sob influência de seu conhecimento prévio. A partir da visão conexionista, este artigo propõe lançar novos questionamentos em torno do conceito de objetividade, mostrando que no próprio ato de compreender um texto ocorrem fenômenos que distanciam o leitor ou o receptor do sentido pleno previsto pelo autor.