Entre a história e a ficção: deslocamentos em Um defeito de cor

Authors

  • Zidelmar Alves Santos Secretaria Municipal de Educação de Itabuna - BA.
  • Inara de Oliveira Rodrigues Universidade Estadual de Santa Cruz

Keywords:

Diáspora e resistência. Literatura afro-brasileira. História e ficção. Escrita afrodescendente.

Abstract

Neste trabalho, analisa-se o fenômeno do deslocamento no romance Um defeito de cor (2017), de Ana Maria Gonçalves. O romance, ao revisitar o passado a partir da trajetória da personagem Kehinde, denuncia as mazelas individuais e coletivas vividas pelos negros no Brasil. Concluiu-se que os deslocamentos compõem elemento importante de resistência e enfrentamento das desigualdades no Brasil escravista, bem como se afirma a pertinência dessa obra literária em meio ao atual cenário político-social brasileiro, pois a saga da protagonista representa, metaforicamente, a vida de muitas mulheres negras do nosso país, sendo os escravizados de antes os que hoje continuam exaustivamente lutando pelo pão de cada dia.

Author Biographies

Zidelmar Alves Santos, Secretaria Municipal de Educação de Itabuna - BA.

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Possui graduação em História e Especialização em História do Brasil pela mesma instituição. Atualmente é professor do Grupo Escolar Frederico Smith Lima.

Inara de Oliveira Rodrigues, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, atuando no Curso de Letras, no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Letras: Linguagens e Representações, no Mestrado Profissional em Letras e no Mestrado acadêmico em História: Atlântico e Diáspora Africana. Coordena o Centro de Estudos Portugueses Hèlio Simões (CEPHS) e é Associada à ABRALIC (Associação Brasileira de Literatura Comparada) e AIL (Associação Internacional de Lusitanistas).

Published

2020-09-05

How to Cite

Santos, Z. A., & Rodrigues, I. de O. (2020). Entre a história e a ficção: deslocamentos em Um defeito de cor. ANTARES: Letras E Humanidades, 12(26), 119–141. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/8613

Issue

Section

ESTUDOS LITERÁRIOS