Por trás de um par de olhos puxados e de um rosto cinquenta por cento: a herança cultural em Hanói e Rakushisha

Authors

  • Mirian da Cardoso da Silva (UEM) Universidade Estadual de Maringá
  • Rafael Zeferino de Souza (UEM) Universidade Estadual de Maringá

Keywords:

Deslocamentos, imigração, herança cultural, construção de identidades.

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória das personagens Haruki no romance Rakushisha (2007) e Alex, em Hanói (2013), ambas obras de Adriana Lisboa, que, marcadas por experiências de exílio e de i(e)migração, exploram o sentimento de (não)pertencimento ao abordar o encontro de Haruki, descendente de japonês, com a cultura de seus ancestrais, e de Alex com a história de suas heranças culturais, resultante da imigração e exílio de sua mãe e avó vietnamitas refugiadas da guerra. O presente trabalho, portanto, perscrutará sobre os embates culturais e a construção das identidades de Haruki e Alex, que estão em uma busca mais subjetiva, interior, de espaço, e que se utilizam do mecanismo da memória para realizar uma viagem em suas próprias interioridades e em sua própria história para compreender seu lugar e suas origens.

Author Biographies

Mirian da Cardoso da Silva (UEM), Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Letras, área de concentração Estudos Literários (UEM)

Rafael Zeferino de Souza (UEM), Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Letras (Uem)

Published

2019-05-05

How to Cite

Cardoso da Silva (UEM), M. da, & Zeferino de Souza (UEM), R. (2019). Por trás de um par de olhos puxados e de um rosto cinquenta por cento: a herança cultural em Hanói e Rakushisha. ANTARES: Letras E Humanidades, 11(22), 142–158. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7109

Issue

Section

Estéticas diaspóricas em literatura: corpos, existências e linguagens em trânsito