Conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados
Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar o conceito EDUCAÇÃO atribuído pelo estudante da educação básica, a partir dos princípios da Teoria da Metáfora Conceitual e dos Modelos Cognitivos Idealizados. A pesquisa, de natureza qualitativa, analisou duas produções de textos sobre o conceito de EDUCAÇÃO realizadas por alunos do ensino médio da rede pública. Os recursos conceituais identificados nos textos produzidos pelos estudantes foram ORIGEM-PERCURSO-META, CONTÊINER, METONÍMICOS e METAFÓRICOS. Como resultados dessa pesquisa, destacam-se, especialmente, a presença da metáfora EDUCAÇÃO É BEM VALIOSO e ADQUIRIDO, bem como da metáfora do Eu-social do Sistema da Metáfora da Vida Interior como estruturadoras do conceito aqui analisado.Downloads
Published
2018-08-31
How to Cite
Barreto (UFSCar), D. R. da S., & Santos (UECE/Estácio), L. A. P. F. dos. (2018). Conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados. ANTARES: Letras E Humanidades, 10(20), 18–34. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6579
Issue
Section
DAS REPRESENTAÇÕES EM LINGUÍSTICA COGNITIVA: OLHARES MÚLTIPLOS