Para além de uma antropologia das perdas: identidades polonesas e memórias

Authors

  • Juliano Florczak Almeida (UFRGS) UFRGS
  • Maria Catarina Chitolina Zanini (UFSM) UFSM

Abstract

Este trabalho apresenta uma etnografia realizada com descendentes de imigrantes poloneses da Linha Bom Jardim, em Guarani das Missões-RS, objetivando conhecer e analisar suas relações interétnicas (no sentido de indicar uma trajetória de construção das identidades étnicas polonesas). Esta pesquisa, além de abordar polono-brasileiros, um grupo étnico pouco estudado, possibilita discutir as dinâmicas identitárias, a mudança e a continuidade nos processos culturais. Partindo da prática de observação participante, de registro em diário de campo e de entrevistas abertas, notamos que as construções memorialistas sobre a migração e a colonização polonesas estabelecem crença em uma origem comum. Afora isso, na atualidade, haveria rupturas com a pureza. Porém, não é possível perceber processos de homogeneização, mas, sim, fluxos e diálogos com a sociedade envolvente.

Author Biographies

Juliano Florczak Almeida (UFRGS), UFRGS

Mestrando em Antropologia Social no PPGAS/UFRGS, graduado em Ciências Sociais na UFSM, tem experiência em pesquisas sobre identidades sociais e étnicas, processo migratório polonês para o Rio Grande do Sul e memória social. Tem participado de congressos e publicado em revistas de Antropologia Social e áreas afins.

Maria Catarina Chitolina Zanini (UFSM), UFSM

Possui graduação em Curso de Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS (1987), mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília- UnB (1997), doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo- USP (2002) e Pós-doutorado pelo Museu Nacional (MN-UFRJ) (2008). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Tem experiência na área de Antropologia, trabalhando principalmente com as seguintes temáticas: migrações, teoria antropológica, campesinato e etnicidade. Pesquisadora Associada do NIEM-UFRJ (Núcleo de Estudos Migratórios). Pesquisador PQ 2/CNPq.

Published

2014-03-21

How to Cite

Almeida (UFRGS), J. F., & Zanini (UFSM), M. C. C. (2014). Para além de uma antropologia das perdas: identidades polonesas e memórias. ANTARES: Letras E Humanidades, 5(10), 157–174. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/1983

Issue

Section

DOSSIÊ IDENTIDADES II