Um diálogo sobre o sentido do Movimento Regionalista Gauchesco: Barbosa Lessa, Tau Golin e Ruben Oliven

Authors

  • Lisana Teresinha Bertussi (UCS) Universidade de Caxias do Sul

Abstract

Apresentação de três perspectivas de visão sobre o significado do Movimento Regionalista Gauchesco, ou seja: 1º) a do tradicionalista Luiz Carlos Barbosa Lessa, na tese apresentada no Iº Congresso Tradicionalista, em 1954, no seu Nativismo: um fenômeno social gaúcho, de 1995, em que se destaca um ponto de vista apológico com a valorização da tradição; 2º) a do sociólogo Tau Golin, em A ideologia do gauchismo, de 1983, em que, de forma crítica contundente, vê-se o fenômeno do gauchismo como elemento componente da luta de classes e agente fortalecedor da alienação, ideologia que serve às elites e 3º) a do antropólogo Ruben George Oliven, em A parte e o todo: a diversidade cultural no Brasil-Nação, em que o autor considera que quando uma comunidade adere afetivamente a uma representação simbólica é porque faz sentido para ela e, nesse caso, não há nesse procedimento nenhum tipo de imposição.

Author Biography

Lisana Teresinha Bertussi (UCS), Universidade de Caxias do Sul

Lisana Teresinha Bertussi é professora n área de  Literatura no Curso de Graduação em Letras e no Mestrado em Letras, cultura, Regionalidade do Departamento de Letras da Universidade de caxias do Sul.

Tem Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado na PUCRS.

Published

2014-03-21

How to Cite

Bertussi (UCS), L. T. (2014). Um diálogo sobre o sentido do Movimento Regionalista Gauchesco: Barbosa Lessa, Tau Golin e Ruben Oliven. ANTARES: Letras E Humanidades, 5(10), 220–229. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/1886

Issue

Section

SEÇÃO GERAL