Teaching discursive reading and the phenomenon of misinformation
Exploring the theoretical and methodological steps of the research
Keywords:
Leitura crítica, Desinformação, Fontes primárias, Formação docenteAbstract
Este artigo é resultado de uma pesquisa em andamento no curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande. O trabalho tem como objetivo abordar uma proposta de ensino de leitura crítica a partir de fontes primárias de arquivo no ensino superior. Para tanto, foi aplicado um questionário sociocultural aos alunos de graduação do curso de História da referida instituição e utilizamos Bakhtin (2010, 2011) como suporte teórico, bem como estudos de Araújo (2020, 2021), Marques (2023, 2024), Argemí (2019) e outros pesquisadores diante de um cenário preocupante em que o fenômeno da desinformação tem se destacado no século XXI. Os resultados apontaram para a necessidade de aprofundamento do estudo das leituras críticas e discursivas na formação de professores, levando em consideração a demanda por pesquisas e leituras desenvolvidas na academia pelos alunos.