O deslocamento de sentido na construção discursiva do governo Bolsonaro para a defesa do uso do tratamento precoce para covid-19

Authors

Keywords:

Covid-19;, Desinformação;, Deslocamento;, Tratamento precoce.

Abstract

Neste artigo visa-se analisar o funcionamento discursivo do deslocamento de sentido no uso da cloroquina no tratamento precoce para Covid-19. Diante disso, o deslocamento de sentido é focalizado durante o período de pandemia de Covid-19, em que o discurso de desinformação é tomado na fabricação e reprodução na internet e compreendido a partir da construção discursiva da posição sujeito, neste caso do governo Bolsonaro (2019-2022). Promoveu-se uma disseminação de desinformação sobre medicamentos ineficazes para tratar Covid-19. Tendo como efeito de sentido o funcionamento discursivo das desinformações que propagavam o uso do tratamento precoce para Covid-19, por razões político-partidárias. Esta pesquisa situando-se nos conceitos da Análise do Discurso Francesa em Orlandi (2005; 2007; 2020) e em Pêcheux (1999). Dessa forma, a abordagem metodológica é realizada com levantamento dos dados de perfil no X (antigo Twitter) oficial da Secretaria de comunicação social do governo, com publicações acerca da defesa do tratamento precoce. O corpus é constituído a partir de recortes discursivos que investiga os sentidos que se materializam no discurso por meio da língua e da história sobre a defesa do tratamento precoce para Covid-19.

 

Author Biographies

Saulo Bastos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Mestre em Letras - Estudos linguísticos, pelo Programa de pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Graduação em Letras com habilitação em Língua portuguesa, na Universidade Federal do Pará.

Marlon Leal Rodrigues, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Professor adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e atua no Programa de Mestrado Acadêmico em Letras e no Mestrado Profissional em Letras. E membro do NEAD/UEMS - Núcleo de Estudos em Análise do Discurso.

Published

2024-12-17

How to Cite

Bastos, S., & Leal Rodrigues, M. (2024). O deslocamento de sentido na construção discursiva do governo Bolsonaro para a defesa do uso do tratamento precoce para covid-19. ANTARES: Letras E Humanidades, 16(37). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/13192