Estratégias de Constança

o controle feminino em Uma Vida em Segredo, de Autran Dourado

Authors

Keywords:

Autran Dourado, Uma vida em segredo, Estratégias de controle, Ordem patriarcal

Abstract

Este artigo busca mostrar em Uma vida em segredo (2005) – novela de Autran Dourado – como Constança, subjugada a valores patriarcais, emprega estratégias de controle que influenciam as decisões de prima Biela e Conrado, o marido. Com este procedimento, Constança exercita algumas formas de autoridade feminina. Para esta análise, são empregados as reflexões sobre influência, sociedade de classes e dominação masculina estudadas por Maria Lúcia Rocha-Coutinho (1994), Mary Del Priore (2000) e Pierre Bourdieu (2012). Em suma, o artigo pretende oferecer algumas contribuições sobre as estratégias usadas por Constança para controlar, manipulativa e indiretamente os dois entes familiares, uma vez que a lógica patriarcal lhe tolhe o efetivo exercício do poder.

Author Biographies

Marcos Hidemi Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professor doutor de Literatura Brasileira do Departamento Acadêmico de Letras (DALET) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Pato Branco.

Marivane Simonetti, Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED)

Mestre em letras e licenciada em Letras Português- Inglês, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR campus Pato Branco (2016). Possui pós-graduação em Literatura Brasileira pela Faculdade de Educação São Luís -FESL (2018) e especialização, lato sensu, em Língua Inglesa, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE- (2018). Trabalhou na rede municipal de ensino de Mariópolis-PR como professora de inglês e atualmente atua como professora de língua portuguesa no Ensino Médio e Ensino fundamental-anos finais na cidade de Pato Branco-PR. Foi acadêmica do Programa de Pós-graduação em Letras- PPGL da UTFPR- campus Pato Branco, área de concentração Literatura sociedade e interartes, atuando nas áreas: Literatura brasileira e o papel social da mulher, Literatura Brasileira e o patriarcalismo e Literatura e sociedade. Atua na Área de Letras e já trabalhou com temas como: Literatura infantojuvenil, Literatura brasileira, Literatura contemporânea, Literatura Comparada, Educação e Teatro.

Published

2024-12-17

How to Cite

Lima, M. H., & Simonetti, M. (2024). Estratégias de Constança: o controle feminino em Uma Vida em Segredo, de Autran Dourado. ANTARES: Letras E Humanidades, 16(37). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/13103