Imagens de si no discurso
a composição do ethos como argumento persuasivo em palestras
Keywords:
Ethos., Pathos., Análise do Discurso., Mídias digitais., Discurso Retórico.Abstract
Este artigo explora as práticas de linguagem oral letrada e contribui com a compreensão de novas abordagens na área da Análise do Discurso, com foco nos discursos de Mário Sérgio Cortella e Leandro Karnal em palestras veiculadas em mídias digitais. O objetivo é investigar as características do ethos nos vídeos postados na internet, considerando a evolução das formas de comunicação e aquisição de conhecimentos. Especificamente, visou-se mapear as características dos oradores em evidência a partir de suas enunciações e identificar elementos das possíveis imagens de si materializadas no discurso oral presente nos vídeos selecionados. Adotou-se uma metodologia descritivo-interpretativista após uma fase exploratória, embasada por estudiosos da Retórica e da Análise do Discurso, como Aristóteles (1987; 2005; 2011), Amossy (2005; 2014), Maingueneau (1997; 2004; 2005), Pêcheux (1993; 1998) e Perelman (2014). A análise dos dados revelou que Cortella se destaca por sua benevolência e solidariedade, utilizando uma linguagem acessível e exemplos pessoais para criar empatia e conexão com a audiência. Karnal, por outro lado, é conhecido por sua prudência e erudição, abordando questões históricas e contemporâneas com profundidade reflexiva. Ambos utilizam estratégias eficazes para engajar e motivar seus ouvintes, promovendo um pathos que resulta em um impacto emocional e intelectual significativo.