Literatura e sociedade de uma perspectiva didática

Authors

Keywords:

Ensino de literatura, método dialético, Antonio Candido, B. Kucinski, literatura e história

Abstract

O propósito deste artigo é apresentar e discutir um método de análise que explore as relações entre literatura e sociedade da perspectiva do ensino. Elege-se, para isso, o método dialético formulado por Antonio Candido que, devido à sua clareza e atualidade, pode ser utilizado em sala de aula. O autor preconiza que, na leitura literária, é preciso observar como os elementos extraliterários entram na estrutura do universo ficcional. Propõe, assim, um movimento em duas direções, que consiste em atribuir sentido à obra literária e, em seguida, verificar se esse sentido ilumina o universo social recriado ficcionalmente. A partir desse pressuposto, vai-se analisar o romance K.: relato de uma busca (2011), de B. Kucinski, que permite configurar a tensão entre ficção e realidade em um período dramático da história do Brasil.

Author Biography

Benedito Antunes, Faculdade de Ciências e Letras - UNESP, Câmpus de Assis

Professsor de Literatura Brasileira da UNESP, Câmpus de Assis.

Published

2023-10-21

How to Cite

Antunes, B. (2023). Literatura e sociedade de uma perspectiva didática. ANTARES: Letras E Humanidades, 15(36), 1–25. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/11289

Issue

Section

Mediação e recepção cultural: literatura e sociedade