Espaços de conversa e de escuta na sala de aula: a recepção da literatura infantil
Keywords:
Literatura infantil, conversas literárias, formação de leitores, mediação docenteAbstract
A literatura nos permite, de modo singular, atuar na própria cultura e construir nossa subjetividade por um viés social e individual. Partindo dessa premissa, o presente estudo aborda a recepção da literatura infantil por meio de experiências exitosas na escola e as implicações da mediação pedagógica na formação do leitor literário. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que abarca discussões teóricas sobre a importância da leitura do texto literário na sala de aula e a relevância do profe ssor-mediador e, na sequência, relata e analisa práticas de leitura vivenciadas no Ensino Fundamental I, à luz do enfoque Dime (CHAMBERS, 2007), que embasa a intervenção docente por meio do diálogo e de situações planejadas para o trabalho com a literatura infantil em contexto escolar. Como resultado, verificamos que espaços de conversa e de escuta sobre o texto literário potencializam o processo de formação leitora das crianças.