"Aprendi a ler com histórias em quadrinhos": o desenvolvimento do leitor infantil
Keywords:
Quadrinhos, Leitura, Compreensão.Abstract
Propomos uma discussão sobre nossa pesquisa desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Fundamentamo-nos teoricamente em Lacan (1998), Belintane et al (2010), Belintane (2013), Riolfi e Magalhães (2008), entre outros, e apresentamos uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de natureza aplicada. Destacamos como objetivo geral refletir sobre como a leitura de alunos já alfabetizados pode se tornar mais fluente e compreensiva usando a imagem e a
narrativa como mediadoras entre a oralidade e a escrita. Neste recorte,
utilizamos duas tirinhas do Calvin e Haroldo (WATTERSON, 1990) e, a partir das análises apresentadas, concluímos que os alunos se utilizam tanto da imagem quanto do texto narrativo para ler e compreender as histórias em quadrinhos e sua narrativa.