Jovens com trissomia do cromossomo 21 no ensino remoto de língua portuguesa: perspectivas dos familiares acerca do processo inclusivo
Keywords:
Trissomia do Cromossomo 21, Ensino remoto, Língua Portuguesa, InclusãoAbstract
Este artigo objetiva discutir a perspectiva de familiares acerca do processo inclusivo de jovens com trissomia do cromossomo 21 (T21) no ensino remoto de Língua Portuguesa, durante o ano de 2020. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada realizada com familiares de jovens que participam do Grupo de Pesquisa Fala Down, vinculado ao Laboratório de Pesquisa e Estudos em Neurolinguística (LAPEN) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Os resultados demonstraram que a família exerceu um papel fundamental para o desenvolvimento do educando com T21. Portanto, mesmo diante dos desafios encontrados no ensino remoto, é possível oportunizar instrumentos adequados que gerem processos compensatórios para as pessoas com T21.