Leitura literária na escola em tempos de pandemia: práticas docentes
Keywords:
Leitura Literária, Pandemia, Práticas Docentes.Abstract
O objetivo deste artigo é discutir o trabalho com a leitura literária na escola durante a pandemia causada pela Covid-19. Os dados estudados foram gerados em 2020 por meio de um formulário on-line, composto por questões abertas e fechadas, e que foi preenchido por 97 professores de Língua Portuguesa e 2 bibliotecários atuantes no Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual empregamos o paradigma indiciário como método de interpretação de dados, uma vez que enfocamos os detalhes das respostas obtidas. Com base nos resultados deste estudo, verificamos que muitos profissionais empregaram estratégias para o trabalho com a leitura típicas do ensino presencial com pequenos ajustes para adequação à interação remota. Além disso, eles tiveram que recorrer a textos eletrônicos e/ou digitalizados para suprir a falta de acesso dos alunos aos livros impressos.