Mulher, maternidade e trabalho: análise semiótica do sujeito-mãe no exame Celpe-Bras

Autores

Palavras-chave:

Celpe-Bras, Elementos provocadores, Maternidade, Trabalho, Semiótica Discursiva

Resumo

Este artigo se propõe a verificar como o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), aborda o sujeito feminino. Mais especificadamente, visamos compreender como se constitui a concepção de maternidade atrelada ao trabalho nos elementos provocadores da prova oral do exame. Para tanto, selecionamos dois textos em períodos diferentes e realizamos a análise tomando como base os pressupostos teórico-metodológicos da Semiótica Francesa, além das contribuições dos estudos de Beauvoir (2019), Badinter (1985) e outras sobre o conceito de maternidade. Resultados apontam ligeira alteração na concepção de maternidade, no exame entre as décadas de 80 e primeira de 2010.

Biografia do Autor

Oriana de Nadai Fulaneti, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Linguistica e professora no Departamento de Língua Portuguesa e Linguistica e no Programa de Pós-Graduação em Línguistica (Proling) da Universidade Federal da Paraíba.

Jessye Késsia de Carvalho Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Letras pelo Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

Fulaneti, O. de N., & Pereira, J. K. de C. (2021). Mulher, maternidade e trabalho: análise semiótica do sujeito-mãe no exame Celpe-Bras. ANTARES: Letras E Humanidades, 13(30), 364–393. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9957

Edição

Seção

FEMINISMOS E SEXUALIDADES NA CONTEMPORANEIDADE