Da somática do corpo ao corpo escolarizado: por um diálogo revisitado entre diversidade e sexualidade
Palavras-chave:
Discurso, Escola, Diversidade, Sexualidade.Resumo
Neste artigo, busca-se refletir sobre discurso, escola e diversidade, observando como a sexualidade é compreendida a partir da análise de uma capa da revista Nova Escola, publicada em fevereiro de 2015, com a indagação: Vamos falar sobre ele?. O enunciado, ilustrado pela imagem de um menino vestido de princesa, quebrou mais um silêncio e convocou a esfera escolar a discutir as identidades que nela transitam. Dessarte, é uma reflexão à luz da Análise do Discurso francesa e dos conceitos situados em seu escopo interdisciplinar, remissivos aos sentidos que definem a sexualidade e as identidades de gênero. Com abordagem qualitativa de análise documental, este estudo se propõe a entender como as diferenças que definiram o corpo sexuado ressignificam-se e interpelam uma pedagogia da sexualidade historicamente imposta aos sujeitos.