Lazer liminar: colonização do jogo e trabalho do jogador no RappiGames

Autores

  • Ivan Mussa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Thiago Falcão Universidade Federal da Paraíba
  • Tarcízio Macedo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Games, Trabalho, Capitalismo de Plataforma, Gamificação, Rappi.

Resumo

Este artigo se debruça sobre a funcionalidade RappiGames, interna ao aplicativo móvel de entregas Rappi, criado pela startup colombiana de mesmo nome. O intuito é analisar sua estrutura e funcionamento a partir de preceitos teórico-epistemológicos que problematizam a relação entre trabalho e lazer na contemporaneidade e a partir do capitalismo de plataforma. Discutimos a forma através da qual a plataforma se utiliza das propriedades de retenção da atenção inspiradas na gamificação e em sistemas de jogo. A partir deste estudo empírico, propomos também uma reflexão acerca da corrupção do lazer e consequente transformação em uma atividade produtiva – fenômenos que não podem ser entendidos senão pela lente da colonialidade e da contextualização do jogo diante dos processos de captura exercidos pelo atual estágio do capitalismo.

Biografia do Autor

Ivan Mussa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor substituto do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Decom/UFRN). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É vice-coordenador do Grupo de Pesquisa em Games da Intercom.

Thiago Falcão, Universidade Federal da Paraíba

Thiago Falcão é Professor do Curso de Comunicação em Mídias Digitais e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, possui Pós-Doutorado em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Fundou e Coordenou o GP de Games da Intercom.

Tarcízio Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação, Cultura e Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisador do Laboratório de Artefatos Digitais (LAD, UFRGS), do Laboratório de Pesquisa Midiática na Amazônia (UFPA) e dos grupos de pesquisa Interações e Tecnologias na Amazônia (ITA, UFPA/Unama), Comunicação, Consumo e Identidade (Consia, UFPA) e Inovação e Convergência na Comunicação (InovaCom, UFPA).

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

Mussa, I., Falcão, T., & Macedo, T. (2020). Lazer liminar: colonização do jogo e trabalho do jogador no RappiGames. ANTARES: Letras E Humanidades, 12(28), 313–340. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9221

Edição

Seção

ESTUDOS CRÍTICOS EM VIDEOGAME