O discurso identitário sobre e da mulher gamer brasileira

Autores

  • Marina Alvarenga Botelho Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) GEDISC/LEDISC - UFLA
  • Marco Antônio Villarta Neder Universidade Federal de Lavras (UFLA) GEDISC/LEDISC - UFLA

Palavras-chave:

Discurso, Gamer, Mulher, Identidade, Bakhtin.

Resumo

Os estudos de videogames estão ganhando espaço na academia, junto à crescente percepção de como esses objetos culturais são responsáveis pela circulação de discursos na sociedade. As polêmicas envolvendo jogos e relações de gênero são frequentes. Diante desse cenário, o presente artigo tem como objetivo explorar e analisar a construção do discurso identitário sobre e da mulher gamer, a partir do referencial teórico do Círculo de Bakhtin. Para isso, debruça-se sobre corpus coletado na rede social Twitter, a fim de refletir sobre as considerações discursivas e identitárias acerca do que é ser mulher e gamer. Como resultados, observou-se que a identidade da mulher gamer ainda está sendo mais negociada dialogicamente na negação do que não são, do que na afirmação do que são – jogadoras de videogame.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

Botelho, M. A., & Villarta Neder, M. A. (2020). O discurso identitário sobre e da mulher gamer brasileira. ANTARES: Letras E Humanidades, 12(28), 206–223. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9211

Edição

Seção

ESTUDOS CRÍTICOS EM VIDEOGAME